DENTRO DO PROJECTO SUST TURISMO.
No pretérito dia 20 do corrente mês, o Magnífico Reitor da Universidade do Namibe (UNINBE), Dr. Alfredo Noré, reunio com o Director do Gabinete Provincial da Cultura Turismo e Ambiente Eng. Pedro Hangula, para partilhar informações sobre o projecto “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística” com o acrónimo: SUST Turismo.
Desde 2015 que, as Nações Unidas criou, para até 2030 sua agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável. Alicerçado em 17 pontos, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornaram-se na visão comum para a humanidade, trata-se de um contrato entre os líderes mundiais e os povos e uma lista de acções a serem realizadas em nome dos povos e do planeta.
Alinhados aos mesmos objectivos, a União Europeia e algumas instituições de ensino superior de Portugal, Espanha, Cabo Verde, e Angola, nomeadamente, Universidade do Namibe, Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo, Instituto Superior Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Santiago de Compostela, em parceria, criaram o projecto que foi lançado em Cabo Verde denominado Responsabilidade e Sustentabilidade Turística com o acrónimo: SUST Turismo. O projecto que tem como objectivo estratégico a melhoria da capacidade das Universidades de Angola e Cabo Verde no desenvolvimento da formação inovadora na área do turismo sustentável que promova a empregabilidade, o empreendedorismo e a formação de recursos humanos, num novo paradigma de turismo respeitoso, facilitando a proteção ambiental e cultural, por meio da geração de produtos de formação inclusiva, com enfoque de género, baseado no desenvolvimento local, adaptado às necessidades e à participação das populações, vai até ao ano de 2025.
Na sua especificidade o SUST TURISMO, visa também, o aumento da literacia ambiental e dos fundamentos do turismo sustentável das populações e profissionais de turismo, capacitar guias turísticos em áreas específicas, relacionados com os recursos antrópicos de cada um dos países, criar centros interpretativos como elo entre turistas e património, formar operadores turísticos em marketing digital, gestão de unidades turísticas, gestão de projetos, qualidade e certificação, cultura e costumes, promover formações orientadas para o turismo em línguas estrangeiras (Francês e Inglês), promover a literatura e arte como parte dos produtos turísticos, de modos a aumentar a oferta turística, valorizar o território e o espaço como factores do marketing turístico, criar formação em responsabilidade e turismo sustentável nas Universidades de Angola e Cabo Verde, dando-lhes regionalidade e articular estas formações com o tecido empresarial dos países em referência e ONG’S sitas no entorno de actuação das Universidades.
Por seu turno, Dr. Alfredo Noré, face as responsabilidades que pesam sobre a UNINBE neste projecto convidou, o Gabinete Provincial da Cultura Turismo e Ambiente na pessoa do seu Director Eng. Pedro Hangula, a juntar-se a esta nobre e árdua missão que é tornar o turismo sustentável. Na ocasião, Pedro Hangula mostrou-se aberto a abraçar o desafio e garantio total apoio por meio do gabinete que dirige, agradeceu pelo convite e no final reforçou que, o objectivo continua a ser fazer do Namibe a pérola do turismo em Angola.
O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNINBE.
Fonte: UNINBE
Fotografia: UNINBE
0 Comentários