O parque nacional do Iona, localizado no município do Tômbwa, conta com espécies exclusivas, fazendo do parque um ecossistema único na região.
Visando expor a situação actual e consultar sobre os desafios da gestão do território para encontrar soluções concretas, a Unidade Integrada de Gestão do Parque, promoveu hoje [13.10], o Workshop sobre o “Plano de Uso de Solo e Gestão do Parque Nacional do Iona”.
Convidada a presidir o acto, Ema Samali de Silva, Vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, considerou o evento de extrema importância por se tratar de uma zona em que intervêm diversos actores e pela necessidade de criação de uma plataforma dedicada ao uso do espaço.
“Com base no levantamento feito, entendemos que é necessário sinalizar o Parque, delimitar as zonas e reforçar a inclusão económica das comunidades através da cultura e do artesanato para imponderar as famílias” – acrescentou.
Por sua vez, Pedro Monterroso, Gestor do Parque Nacional do Iona, declarou que a nova visão de gestão do Parque, aponta para o uso sustentável do solo em beneficio da população, geração de empregos, desenvolvimento do ecoturismo e artesanato, desenvolvimento da economia de suporte e melhoria dos serviços e infraestruturas.
O fórum reúne Directores e Delegados províncias, Administradores Municipais, Órgãos de defesa e segurança e autoridades tradicionais.
#Namibe
#Angola
Fonte: Governo Provincial Do Namibe
0 Comentários